21
DEZ
Já foi o tempo em que a língua inglesa era um grande diferencial no currículo. Atualmente, ela é praticamente um pré-requisito básico para a maioria das empresas. Além disso, há áreas em que um domínio fluente do inglês é uma competência fundamental para o profissional, como as que citaremos nos itens a seguir.
O profissional da área de TI trabalha com protocolos e sistemas disponibilizados de maneira globalizada. Essa forte relação entre criadores de todas as partes do planeta faz com que se use uma língua padrão; no caso, o inglês. Até mesmo em termos de estudos há uma gama muito maior de cursos e de materiais produzidos no idioma. Além disso, funcionários de grandes empresas estão constantemente passando por treinamentos e participando de feiras e encontros com profissionais de outras partes do planeta.
A área de comércio exterior é responsável, majoritariamente, por operações de compra e venda de insumos, matérias-primas, industrializados e inúmeros outros produtos entre países. O profissional realizará funções como pesquisar e analisar o mercado, negociar com fornecedores e com parceiros de negócios, oferecer consultorias e cuidar da logística de importações e exportações.
Há vagas de emprego em indústrias, comércios e outras companhias privadas, bem como em instituições públicas e em governos. Por conta desse caráter globalizado que a profissão assume, é essencial que o profissional possua um inglês fluente, visto que ele estará em contato com pessoas de todo o mundo e precisará interagir com elas sem muitos erros e grandes enganos no idioma.
O profissional de RI - de certa maneira - trabalha de modo parecido com o de comércio exterior: ambos têm o objetivo de firmar relações entre partes de diferentes nacionalidades. A área de relações internacionais, porém, possui um foco maior nos trâmites sociais, participando de negociações diplomáticas e resoluções de conflitos, por exemplo.
A pessoa pode trabalhar representando os interesses de empresas, bem como de governos, inclusive mediando a resolução de problemas tensos, em que não pode haver erros de comunicação. Nesse sentido, é possível perceber que um domínio fluente de idiomas - principalmente o inglês - é de vital importância para a realização das funções do profissional.
Falar inglês fluente é uma habilidade fundamental para diversas áreas da engenharia, principalmente aquelas relacionadas à tecnologia e à inovação. As empresas desses setores costumam ser multinacionais ou estabelecer relações com outros parceiros ao redor do mundo, pedindo que os profissionais estejam constantemente utilizando o idioma para a realização do seu trabalho.
A comunicação é uma área bastante ampla, que produz para diferentes mídias, como o rádio, a TV, o cinema e a internet. Além disso, o profissional pode trabalhar com diversos focos, como o jornalismo, a publicidade e a produção de conteúdo. Uma base comum em todo o setor é o fato de as principais teorias serem fundamentadas em inglês, o que faz o volume de material de estudos no idioma ser consideravelmente maior.
O inglês é uma habilidade fundamental, visto que o trabalho do profissional pode exigir um contato constante com o que se produz no mercado internacional. Além disso, em grandes empresas do segmento, há treinamentos rotineiros e participações em feiras e encontros fora do Brasil.
Independentemente da área escolhida, o importante é que você estude e desenvolva o inglês até chegar a um nível proficiente no idioma. Para chegar lá, nós te ajudamos com algumas dicas.Confira!
Inglês avançado: como saber em que nível você está?
5 erros em inglês que até mesmo nativos cometem
Como e quando usar o past participle
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um Cidadão do Mundo!