01
JUN
Dicas sobre liderança estão em todos os lugares hoje em dia. Isso porque existe uma onda de estimular habilidades comportamentais e sociais, enfatizando a importância da liderança.
Porém, entre tantos conselhos, muitos líderes não sabem para onde ir. Alguns desses insights parecem muito complexos e difíceis de aplicar no dia a dia.
Outros, no entanto, são simples demais. Líderes experientes não conseguem enxergar a importância de uma reflexão tão básica.
Para ajudá-lo a ter um guia, escolhemos 5 insights sobre liderança que fazem muita diferença. Saiba mais abaixo:
Insights sobre liderança são ideias e pensamentos resumidos que levam a uma boa reflexão. Para serem mais efetivos, eles também devem levar a ação, dando ideias para o dia a dia do líder.
Esse é o caso dos 5 insights abaixo. Eles trazem ideias de ações que todos os líderes conseguem colocar em prática.
Mais do que isso, eles vão além dos conselhos de sempre e exploram questões fundamentais para a liderança. Por isso, vão fazer a diferença em qualquer negócio.
Continue sua leitura e se inspire em lições de outros líderes empreendedores:
À primeira vista, um líder e um chefe são a mesma coisa. Eles são a pessoa que encabeça um projeto ou uma empresa.
Porém, existem muitas diferenças entre ser um chefe e ser um líder. Essas diferenças são resultado das atitudes que você demonstra para a equipe.
O chefe é uma figura clássica que está no imaginário de muitas pessoas, normalmente cercado por estereótipos ruins.
Ele dá ordens, instala proibições e está sempre em cima da equipe. É uma alguém que as pessoas obedecem, mas não se inspiram.
Em outras palavras, o chefe é um título. Ele recebeu esse cargo e age como acredita que chefes agem. Porém, um líder é mais do que um título, é ser alguém que inspira e incentiva o crescimento de todos apoiando-os.
Isso é fácil de perceber porque muitas pessoas são líderes naturais. Elas expressam a liderança mesmo quando não estão em cargos desse tipo.
Por isso, um dos insights de liderança mais importantes é esse: seja um líder. Desenvolva suas habilidades de liderança para ser respeitado e querido pela equipe.
Uma boa liderança é transparente e honesta, sabendo se comunicar. Uma comunicação clara, de mão dupla, que não deixa margens para ambiguidades, faz diferença em todos os níveis.
Quando o líder se comunica com frequência, expondo planos e resultados, a equipe sabe o que esperar. Ninguém trabalha no escuro.
A falta de comunicação gera desconfiança, ansiedade e animosidade entre os colaboradores. Por isso, é importante que o líder aprenda a se comunicar bem.
Também é fundamental estimular a comunicação entre a equipe. Fazendo as perguntas, você incentiva debates saudáveis e promove um ambiente de trabalho mais transparente.
Como falamos no primeiro item, a figura do chefe ainda é vista com medo ou desprezo. Muito disso é por conta das duras críticas negativas que eles fazem.
Por causa disso, muitos líderes acabam indo para o extremo oposto: nunca fazem críticas. Ou, pior, nunca dão qualquer tipo de feedback.
No entanto, o feedback é muito importante para estimular a produtividade e o bom desempenho. Ele não se resume a críticas e elogios, mas sim funciona como orientação.
É por isso que dar feedback é tarefa fundamental da liderança. Mas é preciso saber como fazer isso da forma mais eficiente e produtiva.
O ideal é que exista um espaço para feedbacks regulares. Em conversas individuais, explique o que os colaboradores estão fazendo bem e como podem melhorar.
Esse é o grande segredo do feedback: ele precisa vir com uma solução. Não apenas diga que o colaborador tem que melhorar. Junto com ele, tente criar um plano.
Entre os insights sobre liderança, esse é um que se prova verdade a cada nova década. Na verdade, nos últimos anos, podemos dizer que todo novo ano é hora de se adaptar.
Mudanças na tecnologia, nas relações interpessoais, nas conversas sobre trabalho e mesmo no mercado acontecem o tempo todo.
Uma empresa que não tem planos de se adaptar está fadada a ficar para trás. Por isso, um bom líder é aquele que entende a importância da adaptação.
Pensar em novas soluções, ter ideias diferentes e usar seu jogo de cintura são habilidades essenciais na liderança.
Imprevistos sempre acontecem. Para alguns, você pode se preparar. Para outros, você precisa aprender a lidar com o que vier.
Um líder habilidoso mantém a mente aberta para mudanças e adaptações. É assim que ele, e a empresa/franquia, evoluem.
Quando falamos de “pensar fora da caixa”, muitos líderes acham que isso significa, simplesmente, bolar mais ideias.
Mas a criatividade é um músculo que precisa ser exercitado. Ou seja, não adianta ficar rodando seus próprios pensamentos, buscando por soluções inovadoras.
Pensar fora da caixa significa sair da sua cabeça e ir procurar a resposta em outro lugar. Em alguns casos, com outra pessoa.
Esse é um dos grandes motivos para manter a comunicação aberta com a sua equipe. Ouvindo o que outros profissionais têm a dizer, você pode ter novas ideias.
Ou ainda, eles podem dar sugestões e ideias que vão mudar os rumos da escola de idiomas. Basta estar atento para ouvir.
Pensar fora da caixa também significa buscar conhecimento e inspiração em outros lugares, como livros, filmes, palestras, eventos e muito mais. Por isso, nunca deixe de estudar e se atualizar.
Esses foram alguns insights sobre liderança para refletir e aplicar no seu dia a dia como líder. Com eles, você pode fazer mudanças importantes na sua escola e se tornar cada vez melhor.
O Yázigi dá todo o apoio aos líderes das franquias com materiais especiais, além de treinamentos e suporte. Entre em contato com nossos consultores e Saiba mais!