21
MAR
O TOEFL - Test of English as a Foreign Language, ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em português - é um exame para medir o nível de proficiência nas 4 principais competências do inglês: leitura, compreensão oral, expressão oral e expressão escrita. A pontuação obtida no exame é utilizada para a admissão em instituições de ensino por todo o mundo.
Para alcançar uma boa nota no exame, além de apresentar um amplo domínio do inglês, o candidato precisa se preparar para o estilo do teste. Para te ajudar nesse processo, separamos uma explicação completa sobre o TOEFL, junto com algumas dicas. Confira!
Há dois tipos principais de testes. São eles:
O Internet Based Test é o principal exame do TOEFL, e aceito como atestado de nível de proficiência em instituições de ensino mundo afora. O teste é dividido em avaliações das 4 competências do idioma e segue a estrutura:
Reading: O candidato deve demonstrar suas habilidades em ler e interpretar textos em inglês. Com base na leitura de trechos de 3 ou 4 textos acadêmicos, precisa responder de 36 a 56 questões em um intervalo de 60 a 80 minutos. A pontuação máxima nesse quesito é de 30 pontos.
Listening: Essa parte do teste mensura a capacidade do candidato de ouvir e compreender discussões na sala de aplicação, respondendo de 31 a 54 perguntas referentes ao conteúdo falado. O tempo mínimo é de uma hora, e o máximo é de 90 minutos. 30 pontos é o máximo alcançável nessa etapa.
Intervalo de 10 minutos
Speaking: Utilizando-se de temas propostos em textos escritos ou falados, o candidato precisa exprimir suas opiniões em uma explanação de 20 minutos, cumprindo 60 tarefas. A etapa também vale 30 pontos.
Writing: Baseando-se em textos escritos e falados, o candidato precisa produzir uma redação em inglês, realizando 2 tarefas em até 50 minutos. Essa parte do teste também vale 30 pontos. A pontuação máxima é de 120 pontos. Nos locais onde não há possibilidade de se aplicar o teste pela internet, é realizado o TOEFL PBT, paper based text, ou teste baseado no papel, em português.
O TOEFL ITP - Institutional Testing Program ou programa de teste institucional, em português - é uma versão do teste focada nas habilidades do candidato no âmbito escolar. Portanto, possui um caráter mais interno e não é comumente aceito por instituições de ensino estrangeiras. Para esse fim, o melhor caminho é realizar o TOEFL iBT.
As inscrições podem ser feitas on-line no site da ETS - responsável pelo TOEFL -, por telefone ou até mesmo pelo correio. Os testes são aplicados em centros autorizados ao redor do Brasil - é preciso conferir a região mais próxima de sua residência - num total de 50 datas ao longo do ano. O preço varia de acordo com o local, apresentando uma média de 250 dólares.
Após regularizar a inscrição, o candidato precisa se dirigir ao local de prova no dia e no horário indicados. Caso haja necessidade, é possível remarcar a data mediante o pagamento de uma taxa. Na hora do exame, não é permitido usar o celular. O candidato pode realizar a prova quantas vezes quiser - até atingir a pontuação de que precisa, por exemplo -, contanto que espere um intervalo de 12 dias entre um teste e outro. A nota final vale por um período de 2 anos.
Após um período de 10 a 13 dias, o candidato pode conferir o resultado pela internet. O TOEFL classifica o nível de domínio do idioma de acordo com as pontuações:
Habilidade |
Pontuação e nível correspondente |
Reading |
0 a 14: baixo 15 a 21: intermediário 22 a 30: alto |
Listening |
0 a 13: baixo: 14 a 21: intermediário 22 a 30: alto |
Speaking |
0 a 9: insuficiente 10 a 17: limitada 18 a 25: satisfatória 26 a 30: boa |
Writing |
0: zero como pontuação 1 a 16: limitada 17 a 23: satisfatória 24 a 30: boa |
De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas - padrão internacional utilizado para medir os níveis de inglês - uma pontuação entre 42 e 71 pontos representa um nível intermediário; de 72 a 95 é intermediário superior e de 95 a 120 é avançado.
A pontuação no TOEFL iBT funciona como um atestado pessoal de nível de proficiência em inglês. É um documento oficial que pode ser utilizado para o ingresso em universidades mundo afora, visto que um grande número de instituições de ensino aceita o teste como uma prova de conhecimento do idioma.
Um ponto importante sobre o TOEFL é que ele se vale de uma linguagem mais acadêmica, portanto o candidato precisará apresentar um conhecimento mais profundo da norma culta do inglês. Além disso, a prova é bastante longa e cansativa, pedindo uma preparação mental e física para a sua realização. O ideal é começar a se preparar meses antes da aplicação do exame, focando nos estudos direcionados aos assuntos cobrados no teste.
Veja algumas das nossas dicas e intensifique os seus estudos para o TOEFL!
Neither ou either? Qual a diferença?
Os principais advérbios em inglês
Venha para o Yázigi!
Aprenda inglês com quem pensa como você. Junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!
FALE COM A UNIDADE
Assim que recebermos sua mensagem, entraremos em contato.