INTERCÂMBIO NO CANADÁ: 4 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA EMBARCAR

YZG | Viagens
Campanha 70 anos

09

AGO

Fazer um intercâmbio no Canadá pode mudar sua vida. Multicultural e receptivo, o país reserva experiências ímpares para você.

Além da possibilidade de estudar inglês e/ou francês, há opções de lazer e trabalho que estão entre as melhores do mundo.

Pronto para arrumar as malas? Calma! Antes, confira algumas informações importantes para planejar o seu intercâmbio no Canadá

1. Os destinos canadenses mais procurados

A cidade ideal depende das suas intenções. Se a sua vontade é estudar francês, a melhor opção é Montreal, famosa por seus museus e eventos.

Toronto e Vancouver são as melhores pedidas para aqueles que desejam aprender inglês ou aperfeiçoá-lo. 

Basicamente, para optar por uma das duas, dependerá se você prefere um destino mais tranquilo ou agitado.

Vancouver é conhecida por seu clima ameno, com praias e sossego. Por sua vez, Toronto se parece muito com São Paulo: voltada para os negócios e a vida noturna.

Por fim, a capital do país, Ottawa, é rica em cultura. No quesito educação, todas dispõem de excelentes escolas e universidades.

2. As principais modalidades de intercâmbio no Canadá

Não são poucas as alternativas nesse sentido — seja para trabalhar, estudar ou, quem sabe, fazer as duas coisas. Mas é claro, fatores como a idade e o momento de vida interferem na sua escolha.

Por exemplo, aos que ainda não completaram 18 anos, o High School é o ideal. Ou, então, um intercâmbio Teen, se não deseja ficar muito tempo fora. Este último acontece durante as férias escolares brasileiras.

Também há opções para quem já é maior de idade. Os programas mais procurados por essa faixa-etária são os de cursos de línguas (inglês ou francês) e os para trabalhar e estudar

Você ainda pode cursar a sua graduação no Canadá. Em geral, para admitir alunos, as universidades do país pedem histórico escolar, nota do Enem e uma redação (essay).

De acordo com o Ranking QS, quatro instituições canadenses estão entre as 100 melhores do mundo: McGill University, University of Toronto, University of British Columbia e University of Alberta.

3. Os gastos do dia a dia

Como o dólar canadense é mais barato que o americano, o euro e a libra, o investimento necessário para fazer um intercâmbio no Canadá pode ser menor.

O custo de vida vai variar conforme suas escolhas. Por exemplo, morar em um apartamento no centro de uma grande cidade costuma sair mais caro que em outros bairros.

No entanto, essas regiões concentram muitas alternativas de estudos, trabalho e lazer, o que tende a economizar tempo e dinheiro em transporte.

Quanto à alimentação, uma refeição barata no Canadá custa, em média, R$ 72. Para poupar um pouco, você pode fazer compras em supermercados e cozinhar na sua casa.

Se preferir um programa que envolva trabalho, certamente é possível dar conta das despesas básicas e conseguir usufruir das opções que o país oferece.

4. Os documentos necessários

Estar com sua documentação em dia é indispensável para fazer um intercâmbio no Canadá. Só assim seu visto será aprovado e sua viagem transcorrerá sem problemas. 

Ao todo, são cinco documentos que o país exige como pré-requisitos e, portanto, o intercambista deve providenciar.

Carta de aceite

Para estudar ou trabalhar no Canadá, é indispensável ter em mãos um convite emitido por alguma instituição canadense, que pode ser uma escola, uma universidade ou uma empresa.

Exame médicos

Esse tipo de documentação é exigido apenas para pessoas que pretendem ficar mais de seis meses no país, seja a estudos ou trabalho.

Mas fique tranquilo, pois esses exames serão feitos por um médico indicado pelo consulado canadense, que já tem experiência nessas avaliações.

Comprovante de renda

É preciso comprovar que você terá renda para se manter no Canadá. 

Nesse valor, devem estar inclusas passagens aéreas, despesas do curso, moradia, transporte, alimentação etc.

E é fácil de resolver isso. Se você for maior de idade, solicite para o gerente do seu banco um documento que comprove esses recursos.

Caso seja menor, peça para seus pais obterem esse comprovante na instituição bancária da qual eles são clientes.

Passaporte válido

Certifique-se de que o seu passaporte está em dia, pois esse é um pré-requisito para viajar para o Canadá. Se necessário, providencie um novo no site da Polícia Federal.

Comprovantes de ligação com o Brasil

Essa exigência é feita pelo consulado canadense para confirmar que você retornará ao seu país de origem após o intercâmbio.

Pode ser uma carta da escola ou do trabalho, um documento que mostre que tem uma empresa ou algo que comprove vínculos familiares, entre outros.

Apresentar reservas de hospedagem e passagens de volta também demonstra a sua intenção de retornar ao Brasil.

Com essas informações, você já pode começar a planejar a sua viagem. E temos certeza de que será uma experiência única na sua vida.

Você está pensando em fazer um intercâmbio no exterior e deseja saber mais a respeito deste assunto? Então, confira o nosso artigo sobre os mitos relacionados ao intercâmbio no Canadá!

E para te ajudar a chegar no seu destino preparamos um e-book com dicas de vocabulário para você conseguir falar no aeroporto. Baixe Já!

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning