14
MAR
Se você está planejando um intercâmbio e já andou fazendo umas pesquisas por aí, com certeza já ouviu falar do programa au pair. Cada vez mais comum no mundo todo, esse tipo de experiência envolve um intercâmbio cultural e educacional combinado com o cuidado de crianças.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de intercâmbio, o Yázigi preparou um guia com tudo o que você precisa saber sobre ser au pair e como o programa pode ser uma experiência internacional extremamente interessante. Confira:
Em um programa de intercâmbio au pair, o participante fica hospedado em uma casa de família e dá suporte aos filhos pequenos nas atividades do dia a dia, ao mesmo tempo em que pratica um segundo idioma e tem a oportunidade de estudar no país de destino.
Existem diversas possibilidades para a experiência cultural que faz parte de ser au pair, desde cursos de línguas, profissionalizantes e até ensino superior. O programa normalmente envolve uma bolsa de estudos para o curso escolhido pelo participante, fora a remuneração pelo seu trabalho na casa da família.
Além da hospedagem e alimentação na casa da família anfitriã, o au pair ainda recebe um salário semanal pela assistência às crianças e férias remuneradas. A maior parte dos programas ainda oferece suporte para a obtenção do visto de trabalho, seguro saúde, voos de ida e volta e um workshop no início da viagem com treinamento para o cuidado com as crianças.
Para participar de um programa au pair, normalmente é requisitada uma experiência anterior com cuidado de crianças pequenas, com uma carga horária média de 200 a 400 horas comprovadas. A faixa etária dos participantes deve ser entre 18 e 26 anos, e uma fluência no mínimo intermediária no idioma do país de destino é também um requisito.
Em certos programas ainda é obrigatório possuir licença para dirigir e a aprovação de um médico para exercer as atividades do dia a dia das crianças.
No período prévio à viagem, um formulário de inscrição é preenchido pelo participante, indicando as preferências, conhecimentos e aspectos da personalidade do candidato. A combinação dos dois acontece através do “banco de famílias” disponibilizado pela agência de intercâmbio, que vai encontrar um perfil de au pair que se encaixe ao perfil da família e ao destino. Todo o contato entre a futura família anfitriã e o au pair é intermediado pela agência.
Existem diversos destinos para trabalhar como au pair, principalmente na América do Norte e na Europa. Os países mais comuns para esse tipo de intercâmbio são Estados Unidos, Canadá, França e Alemanha. É importante se atentar que podem existir alguns detalhes específicos no processo de seleção para cada destino.
No dia a dia da família, o au pair vai participar dando suporte a todas as atividades rotineiras das crianças: controlar as refeições, levar e trazer da escola, ajudar com o dever de casa, organizar brincadeiras, cuidar dos quartos, lavar as roupas e garantir que tomem banho e durmam nos horários adequados. Para essas funções, é normalmente determinado que não se ultrapasse das 10h diárias e 45h semanais de trabalho.
Viver uma experiência internacional como au pair é uma forma de garantir uma imersão cultural no país de destino, já que você vai conviver diariamente com um segundo idioma e uma família local. Você vai ter a chance de não só trabalhar mas estudar em outro país no curso de seu interesse, o que fará toda a diferença no seu currículo no futuro. Além disso, ter a hospedagem e as despesas diárias garantidas torna o programa uma forma bastante vantajosa de viver fora do país.
Pensando em viver uma experiência de intercâmbio? Não perca a chance de juntar-se aos cidadãos do mundo! Aceite o Desafio Yázigi e deixe o idioma te levar para onde você quiser. Inscreva-se no site e concorra a uma experiência internacional por mês.