19
FEV
Ain’t é uma gíria muito famosa no inglês utilizada para representar estruturas negativas nas frases, como is not, does not ou have not. Ela não é exatamente uma contração porque não “reduz” nenhuma palavra, a expressão funciona por si só e representa o uso da negação em muitos casos. É importante que você saiba que ain’t só deve ser utilizada em contextos informais. Caso contrário, a expressão pode denotar uma falta de conhecimento no idioma, não cabendo em situações formais.
Veja os principais usos de ain’t:
Você pode utilizar ain’t para substituir os elementos negativos em frases com o uso do verbo to be, para todas as pessoas, como am not, are not ou are not. Esse é o uso mais conhecido da expressão no inglês, veja:
They aren’t like us. → They ain’t like us. - Eles não são como nós.
You are not a bad musician. → You ain’t a bad musician. - Você não é um mau músico.
Ruby is not cool, I don’t like her. → Ruby ain’t cool, I don’t like her. - Ruby não é legal, eu não gosto dela.
A forma ain’t pode ser empregada de maneira próxima a there is not/no, significando não há ou não existe. Você pode ainda utilizar ain’t no; pelo fato de ser uma gíria extremamente informal, ela não segue a regra da dupla negação no inglês, veja:
There is no place like home. → Ain’t no place like home. - Não existe nenhum lugar como o lar.
There is no song better than Bohemian Rhapsody. → Ain’t no song better than Bohemian Rhapsody. - Não há música melhor que Bohemian Rhapsody.
There is no sunshine when she’s gone. → Ain't no sunshine when she's gone. - Não há brilho do sol quando ela se vai.
A expressão informal ain’t got é utilizada para substituir don’t have/doesn’t have. Não estranhe se você encontrar a dupla negação ain’t got no; novamente, a gíria não segue todas as regras gramaticais do inglês. Por exemplo:
I don’t have any place to travel to next weekend. → I ain’t got not place to travel to next weekend. - Eu não tenho nenhum lugar para viajar no fim de semana que vem.
Sarah does not have a car. → Sarah ain’t got a car. - Sarah não tem um carro.
He doesn’t have too many friends on Facebook. → He ain’t got too many friends on Facebook. - Ele não tem tantos amigos no Facebook.
I don’t have any money. → Ain’t got no money. - Não tenho dinheiro.
Ain’t também funciona para estruturas negativas de outros tempos verbais, como o present perfect, substituindo os termos has not, have not, have never ou has never. E é interessante observar que never é mantido, causando uma dupla negativa, veja:
Wait a minute, wait a minute. You haven’t heard anything yet. → Wait a minute, wait a minute. You ain’t heard anything yet. - Espere um minuto, espere um minuto. Você não ouviu nada ainda.
She has never listened to a song like that. → She ain’t never listened to a song like that. - Ela nunca ouviu uma música como essa.
A gíria também pode ser empregada com o simple past, substituindo didn’t. Veja:
I didn’t believe what she told me. → I ain’t believe what she told me. - Eu não acredito no que ela me contou.
She didn’t know about it. → She ain’t know about it. - Ela não sabia disso.
Portanto, é comum encontrar ain’t em músicas, em livros e em conversas extremamente informais com amigos e familiares. Porém, no uso formal da língua inglesa, você deve ficar atento às principais regras gramaticais e escolher as estruturas de acordo com a norma padrão da língua, como:
Verb to be: frases em inglês na forma negativa
Nobody, anyone, no one, anybody: qual utilizar?
Qual a diferença entre has e have?
Aprenda inglês com quem pensa como você. Escolha a unidade mais próxima, junte-se ao Yázigi e torne-se um cidadão do mundo!