27
JUL
Durante o processo de aprendizado do inglês, os alunos podem esbarrar em certos hábitos que só atrasam a evolução nos estudos. Para te ajudar a identificar se você não está passando por isso, nós preparamos uma lista com erros que não devem estar na rotina de quem deseja se tornar fluente no idioma.
É um erro restringir os estudos aos momentos em que se está no curso, pensando que apenas frequentar a sala de aula já cumpre uma certa “obrigação”. Entenda que o aprendizado do inglês só acontece quando você coloca o idioma na rotina diária, convergindo todos os esforços para estar sempre em contato com palavras novas e se acostumando aos poucos com a pronúncia e a escrita.
Sabe aquele ditado “a pressa é inimiga da perfeição? ” Pois é, isso não é apenas um clichê e vale muito para o estudo do inglês. A fluência não é algo que vem do dia para a noite: é preciso acostumar o nosso cérebro a lidar com uma segunda língua, o que pode levar algum tempo. Não espere falar com desenvoltura logo no começo nem acredite em ofertas milagrosas que prometem ensinar o idioma em poucas semanas.
Buscar traduções ao pé da letra é algo que não funciona e só contribui para atrasar o aprendizado. Tenha em mente que o português e o inglês são bem diferentes e cada um possui suas próprias características, maneiras singulares de falar e regras específicas. Entender isso desde o começo te ajuda a se desvencilhar das amarras da “tradução simultânea” e colabora para criar o hábito de pensar direto no idioma.
É normal sentir timidez e insegurança na hora de falar inglês, afinal é uma língua diferente daquela que você nasceu falando. Porém, é fundamental lutar contra isso e não deixar o medo de errar te impedir de praticar o idioma. Não pense que as pessoas te corrigindo é o fim do mundo. Muito pelo contrário: veja as correções como dicas importantes e tente ficar mais tranquilo.
Aprender uma segunda língua não deve ser uma obrigação chata, mas sim algo prazeroso. Entenda a importância que isso terá para a sua vida, e como vai abrir novas oportunidades. A partir do momento em que os estudos param de ser apenas um dever, você começa a curtir o processo e se motiva a seguir em frente.
Você dá play em um áudio em inglês, não entende nada do que está sendo dito, desanima e procura um conteúdo em português mesmo. Calma! Também é natural se sentir perdido sem saber o que está acontecendo no primeiro filme que assiste sem legendas, mas com o tempo e dedicação aos estudos, isso passa. O importante é não desistir nas dificuldades que encontrar e permanecer focado no aprendizado.
O estudo do inglês não é apenas se sentar na cadeira e ler livros grossos de gramática por horas. Obviamente é preciso compreender as regras do idioma, mas você pode aprender de outras maneiras, assistindo a filmes e ouvindo músicas, por exemplo. E o blog do Yázigi possui vários materiais para te ajudar com isso. Confira os posts abaixo:
Séries de TV para treinar inglês e celebrar a amizade
Canais do YouTube em inglês para aprender mais sobre cinema
5 melhores parcerias no mundo da música para você aprimorar seu inglês
Os clipes de música mais bombásticos do YouTube para você praticar o idioma
Se você quer dominar o inglês para nunca mais cometer erros no idioma, estudar no Yázigi é a escolha certa. Encontre aqui a escola mais próxima e comece já!