DISTOPIA: LIVROS, FILMES E SÉRIES PARA AUMENTAR SEU VOCABULÁRIO DE INGLÊS

YZG | Cultura
Campanha 70 anos

25

FEV

Existem muitos gêneros e subgêneros de livros, filmes e séries para nos distrair, divertir e ensinar. Entre eles, a distopia vem se destacando cada vez mais. 

Distopias são histórias que costumam se passar em mundos muito diferentes do nosso. Em algumas situações, elas são fantasias. Em outras, ficções científicas. 

Esse gênero vem sedo adaptado para diferentes mídias. Muitas delas são, originalmente, em língua inglesa. 

Que tal aproveitar a febre da distopia para aumentar seu vocabulário de inglês? Saiba como abaixo: 

O que é distopia? 

Distopia é uma palavra que vem do grego antigo. Seu significado é bem direto: “dis” quer dizer “ruim” e “topia” quer dizer “lugar”. Ou seja, uma distopia é um lugar ruim. 

Em geral, essa palavra é usada para descrever lugares ou épocas imaginárias em que a situação é muito ruim para os habitantes. 

Distopias, assim como seus antônimos, as utopias, costumam se passar no futuro. Isso porque as mudanças são tão drásticas que não podem ser imaginadas nos tempos atuais. 

Algumas características comuns são: 

  • Falta de liberdade;
  • Baixa qualidade de vida;
  • Profunda desigualdade;
  • Degradação do meio ambiente;
  • Governos autoritários.

Sem dúvida, você já deve ter pensado em alguns exemplos. As distopias fazem muito sucesso, e não apenas nos dias de hoje. 

O que mais chama a atenção nas distopias é que elas têm o poder de nos transportar para um mundo muito diferente. 

Como esses mundos costumam estar no futuro, elas também nos fazem pensar no amanhã. Será que há alguma possibilidade das nossas vidas ficarem assim? 

E é esse envolvimento que leva as distopias a serem uma ótima ferramenta para aprender inglês. Seu vocabulário aumenta consideravelmente enquanto você está perdido nas histórias! 

 Baixe nosso E-book: Vocabulário de inglês para quem ama filmes e séries

Distopia: livros, séries e filmes para aumentar seu vocabulário de inglês 

Outra grande vantagem das distopias é que elas vêm em diversos formatos. Muitas distopias famosas começaram como livros, mas foram adaptadas para filmes ou séries. 

Assim, você tem diversos meios para ampliar seu vocabulário. Ouvindo, assistindo e lendo as mesmas informações, você consegue reforçar novas palavras. 

Não sabe por onde começar? Confira, abaixo, algumas distopias de sucesso: 

A Máquina do Tempo 

Lembra que falamos que o sucesso do gênero distopia não era de hoje? Aqui está um ótimo exemplo: o livro A Máquina do Tempo, de H. G. Wells, foi lançado em 1895. 

Nesse clássico da ficção científica, o personagem principal desenvolve uma máquina do tempo. Ele viaja tão longe no futuro que a população humana não existe mais. 

Em vez de seres humanos, a terra é habitada por elóis, uma raça pacífica e dócil. Porém, os elóis são presas fáceis para outra raça: os subterrâneos murdocks. 

Podemos dizer que esse livro inspirou todos os filmes e séries que têm uma máquina do tempo. Afinal, ele é uma das bases da ficção científica. Porém, existem algumas adaptações diretas. 

Duas delas se destacam: o filme de 1960, que ganhou o Oscar de efeitos especiais; e a de 2002, que foi dirigida pelo bisneto de H. G. Wells. Ambas têm o mesmo nome do livro. 

Black Mirror 

Essa série de TV britânica pode ser considerada a mais bem-sucedida distopia da atualidade. Isso porque os episódios não se relacionam, e as temporadas não são frequentes, mas sempre fazem sucesso. 

Cada episódio de Black Mirror se passa em um momento futuro, que pode ser mais ou menos distante. E eles imaginam como a tecnologia vai mudar nossas relações. 

É interessante como alguns cenários são quase apocalípticos. Porém, outros trazem consequências mais íntimas para os personagens. 

Uma série interessante para refletir sobre o futuro e sobre nossa relação com a tecnologia. 

O Senhor das Moscas 

Lançada em 1954, essa distopia é um clássico da literatura norte-americana. Escrito por William Golding, O Senhor das Moscas já foi traduzido para 35 idiomas. 

Nessa história, um avião cai em uma ilha deserta e os únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Eles procuram se organizar e ficar calmos enquanto esperam por um resgate. 

Porém, o resgate nunca chega. Aos poucos, os meninos começam a ficar violentos e loucos por poder. Assim, começam a disputar uns com os outros para ver quem será o líder da ilha. 

Pela sinopse, você vai identificar muitas histórias atuais inspiradas por esse livro. A série Lost é um bom exemplo. 

Mas existem adaptações diretas: dois filmes, um de 1963 e outro de 1990. Uma nova adaptação está sendo produzida no momento! 

O Conto da Aia 

Lançada em 1985, O Conto da Aia, de Margaret Atwood, é uma distopia que demorou para ser reconhecida. 

Nessa história, o lugar que antes era chamado de Estados Unidos se chama Gileade. É um estado teocrático e autoritário. 

Em uma sociedade comandada por homens, as mulheres têm funções muito específicas. Elas podem ser esposas, marthas, salvadoras e aias. 

As aias são propriedades do governo e existem apenas para procriar. Entre elas, está a personagem principal, June, que é entregue a um comandante para ter o filho dele. 

O livro foi adaptado, em 2017, para uma série de TV. A adaptação foi muito premiada, e conta com quatro temporadas. 

Androides sonham com ovelhas elétricas? 

Lançado em 1968, esse clássico da ficção científica se passa em um futuro distante. Nesse futuro, nosso planeta foi devastado por uma guerra atômica. 

Toda a população vive em colônias espaciais. Já o personagem principal, Rick Deckard, é um caçador de recompensas que persegue androides ilegais. 

Talvez você não conheça esse livro de Philip K. Dick pelo título, mas deve conhecer sua adaptação. É o filme Blade Runner, do diretor Ridley Scott, lançado em 1982. 

Ler ou assistir uma distopia é se envolver em um mundo completamente novo. Porém, que tem traços que nos lembram do mundo em que vivemos. 

Existem outras distopias que fizeram e fazem sucesso no mundo da literatura, da TV e do cinema. Alguns exemplos bem conhecidos são os livros Maze Runner e Jogos Vorazes, além das suas adaptações. 

Você pode ler os livros e assistir as adaptações logo depois para reforçar o vocabulário. Para ficar ainda melhor, pode se desafiar a assistir os filmes e séries sem legenda. 

Procure sua distopia preferida e faça esse experimento. O importante é se divertir enquanto aprende! 

Procurando outras maneiras de praticar inglês? Confira nosso post com dicas de documentários no idioma! 

Twitter Tweetar
Facebook Compartilhar
WhatsApp Enviar
©Yázigi Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning